Pedágio de SC toma atitude drástica contra motoristas

Para lidar com as frequentes fugas de motoristas, um pedágio de Santa Catarina, em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), decidiu implantar um novo sistema de monitoramento, registro e indicação de evasões de pedágio em pistas automáticas, na praça de Porto Belo.

Só no primeiro semestre de 2023, foram registrados 223.232 casos de evasões nas praças da Arteris Litoral Sul, concessionária responsável por administrar as rodovias BR-116, BR-376 e BR-101, nos Estados de Santa Catarina e Paraná.

Quase todas as evasões de pedágio registradas ocorrem em pistas automáticas

O novo sistema surge como uma solução para o problema nas pistas automáticas, onde ocorrem 87% dos casos de evasão. A Arteris e ANTT têm se empenhado em desenvolver um sistema que possa garantir a segurança dos usuários das rodovias desde 2015.

De acordo com o gerente de Operações da Regional Sul da Arteris, José Júnior, “a implantação deste sistema é um marco importante para a segurança e eficiência da nossa operação. Com ele, poderemos detectar, registrar e combater as evasões de pedágio de forma mais ágil e precisa, gerando mais confiança aos usuários e auxiliando nas ações de segurança viária”.

Além de ser uma infração grave, a evasão de pedágio pode resultar em grandes acidentes, principalmente quando os motoristas aproveitam a abertura da cancela da pista automática para passar.

O novo sistema para impedir a evasão de pedágio, foi desenvolvido em colaboração com a empresa de tecnologia Pumatronix, e utiliza câmeras com tecnologia OCR para captar e registrar as placas dos veículos infratores. Após processos de validação de dados, a ANTT emite a infração.

Além de facilitar a identificação das infrações, esse novo sistema tecnológico contribui para uma gestão mais eficiente, assim, permitindo a tomada de decisões estratégicas por parte da concessionária e autoridades competentes.

Imagem: Reprodução / Freepik