Pedido de Pizza é usado para denunciar agressão no Sul do país
No último domingo (9), um homem foi preso em flagrante após a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) receber a ligação de uma mulher, que denunciou que estava sendo vítima de violência doméstica. De acordo com a corporação, ao ligar para o 190, a vítima fingiu estar pedindo uma pizza, já que o autor da agressão estava próximo dela.
O caso ocorreu em Florianópolis e foi divulgado apenas na terça-feira (11), dois dias após a denúncia. Por meio de nota, a PM afirmou que o atendente da Central Regional de Emergência identificou o pedido de socorro e encaminhou as viaturas até o local.
Ao chegar no bairro Santo Antônio de Lisboa, lugar onde a vítima estava, a equipe de policiais verificaram os fatos e chegaram a conclusão de que a vítima realmente havia sido agredida. Em seguida, foi dada voz de prisão ao homem, que foi encaminhado à Central de Polícia Civil pelo crime de lesão corporal leve no âmbito familiar, Lei Maria da Penha.
Na última segunda-feira (10), o suspeito passou por audiência de custódia, porém, o Tribunal de Justiça ainda não divulgou não se ele continua preso ou se a mulher pediu medida protetiva contra ele.
Saiba como pedir ajuda em casos de agressão contra a mulher
Além de ligar para a polícia e pedir pizza, a vítima também pode desenhar um X vermelho com caneta ou batom na palma da mão e tentar ir até uma farmácia, onde o símbolo deve ser mostrado ao atendente, que entenderá que a mulher está em apuros e provavelmente irá acionar a polícia.
Principais meios de denúncia
WhatsApp da Polícia Civil: (48) 98844-0011
Delegacia virtual: delegaciavirtual.sc.gov.br
Disque 100 ou através do número 182
Polícia Militar: 190
Caso esteja em outro país no momento da agressão, basta digitar o número do país em que você estiver, selecionar o idioma, teclar 1 para português ou 2 para inglês; apertar novamente 1 e ligar para o número 61 3535-8333.