Pente-fino do Bolsa Família: Saiba quem pode perder direito ao benefício

Na implementação do novo Bolsa Família, o governo Lula fará um pente-fino entre os cadastrados do programa para corrigir possíveis erros no Cadastro Único (CadÚnico). Neste processo, as famílias que atualmente recebem o benefício terão de atualizar seus dados para continuar recebendo os pagamentos. Serão convocadas mais de 10 milhões de famílias inscritas no CadÚnico e que recebem o benefício.

Segundo o Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, é possível que 2,5 milhões de famílias deixem de receber o benefício. Entre os critérios para o pente-fino, serão consideradas as regras de renda, inconsistências no cadastro, entre outros. Confira mais detalhes abaixo.

Quem deixará de receber o Bolsa Família?

A principal suspeita entre as fraudes é entre o grupo das famílias unipessoais que recebem o benefício. De acordo com o ministro, é possível que uma parte deste número de brasileiros, que se declaram como uma família unipessoal, estejam recebendo o auxílio enquanto vivem uma residência que já recebe o Bolsa Família.

Serão convocadas também as famílias que estão a mais de 24 meses sem atualizar os dados, as que não recebem o Auxílio Brasil atualmente mas se enquadram nas condições e qualquer família que esteja sob suspeita de fraude ou irregularidade. As famílias devem comprovar renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00) ou de três salários mínimos como renda familiar total (R$ 3.636,00).

A atualização nos cadastros do Bolsa Família começa a ser feita em fevereiro. Nos meses seguintes, mais famílias serão convocadas para o ajuste. Para quem já se enquadra nos requisitos, deve-se atualizar o CadÚnico o quanto antes para assegurar o recebimento do benefício. As notificações de atualização do cadastro estão sendo realizadas através de mensagem na conta de energia elétrica, no extrato de pagamento do BPC, no extrato de pagamento do Auxílio Brasil, e através do aplicativo do Auxílio Brasil e do Cadastro Único.