Pequena cidade do RS é a que tem a menor população do estado

Localizado no estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Vista Alegre do Prata abriga uma população de aproximadamente 1.553 pessoas, de acordo com dados do IBGE de 2021.

A trajetória histórica dessa localidade remonta à colonização e ocupação dos lotes rurais da Linha 6ª, também conhecida como General Osório, na Colônia de Alfredo Chaves. Esse processo teve início no ano de 1884 e contribuiu para moldar a identidade e o desenvolvimento da região.

A história de transformações de Vista Alegre: De Alfredo Chaves a Vista Alegre do Prata

No distante ano de 1915, o distrito de Vista Alegre surgiu com esse nome, sob a jurisdição de Alfredo Chaves (hoje conhecida como Veranópolis). Contudo, posteriormente, houve mudanças significativas em sua denominação e localização administrativa. Primeiramente, ocorreu o desmembramento do município de Alfredo Chaves para a criação do município de Prata, por meio do Ato Municipal nº 3, datado de 11 de setembro de 1924.

Após algumas transformações, em 31 de março de 1938, o distrito de Vista Alegre passou a ser chamado de Augusto Severo, por meio do Decreto Estadual nº 7.199. No entanto, essa não seria a última alteração de nome. Em 29 de dezembro de 1944, conforme estabelecido pelo Decreto-Lei Estadual nº 720, o distrito de Augusto Severo foi renomeado como Alexandre Gusmão.

Mas as mudanças não pararam por aí. Por meio da Lei Municipal nº 260, de 24 de abril de 1956, o distrito de Alexandre Gusmão recuperou seu nome original, voltando a ser chamado de Vista Alegre. Finalmente, em 9 de maio de 1988, o distrito foi elevado à categoria de município, adotando o nome de Vista Alegre do Prata, após se desmembrar do município de Nova Prata. Assim, ao longo dos anos, Vista Alegre passou por diversas transformações e teve sua trajetória marcada por mudanças administrativas e de denominação.

Imagem: Reprodução/Estado do Rio Grande do Sul