Pequena cidade do RS é a única do estado que não relatou desastres naturais no últimos 20 anos

Nesta terça-feira (29), foi revelado que entre os anos de 2003 e 2022, apenas um dos 497 municípios do Rio Grande do Sul não teve registros de desastres naturais: Estância Velha, no Vale dos Sinos. Os fenômenos mais comuns são a estiagem e a seca, com 2.594 ocorrências no período. As informações foram divulgadas pelo governo em um novo painel, apresentado durante a 46ª Expointer, em Esteio.

O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) em parceria com a Defesa Civil. Nele, o usuário pode conferir dados sobre os registros de eventos como enxurradas, inundações, estiagem e seca, chuvas intensas e vendaval e granizo nos municípios.

Sobre o painel de desastres naturais do RS

Apresentado na Expointer pela gerente da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS), Maria do Socorro Barbosa, o lançamento contou com a participação da titular da SPGG, Danielle Calazans, da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e do subchefe da Defesa Civil, Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira. A Iede-RS é um projeto estratégico da SPGG.

“O painel permite que qualquer cidadão consiga acessar, de forma ágil e objetiva, as informações relativas ao seu município e à sua região, bem como conhecer, em números, as consequências dos fenômenos. Com isso, além de dar suporte à elaboração de políticas públicas mais eficientes, o governo do Estado estimula a população a ser um agente ativo para a transformação social”, destacou Danielle.

No material, baseado na publicação “Desastres Naturais no RS: estudo sobre as ocorrências no período 2003 – 2021”, divulgada pelo Deplan em dezembro de 2022, foram disponibilizados dados sobre os tipos de desastres naturais mais registrados no Estado com base no Atlas Brasileiro de Desastres Naturais.

Com o painel, o governo espera auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes para diminuir os prejuízos com desastres hidrológicos (alagamentos, inundações e enxurradas), meteorológicos (tornados, granizos, chuvas intensas, vendavais, geadas e ciclones), climatológicos (estiagens e secas) e geológicos (movimentos de massa, como, por exemplo, os deslizamentos).

Imagem: Lucas Motzkus/Ascom SPGG