Permanece obrigatório o uso de máscara em aviões? Confira novo decreto da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nessa quarta-feira (18), um novo decreto sobre o uso de máscaras de proteção em aviões. 

A diretoria da Anvisa decidiu, por unanimidade, retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção nos aeroportos e também nos aviões. Outras medidas sanitárias também foram tomadas para estes locais.

Uso de máscaras obrigatório nos aeroportos 

Em dezembro de 2020, foi decretada a Resolução da Diretoria Colegiada nº 456, que previa as regras contra a contaminação e propagação do coronavírus. 

A nova decisão de desobrigar o uso das máscaras foi tomada durante uma reunião da Diretoria Colegiada da Anvisa. A pauta foi debatida após o fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), fato que foi comunicado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em abril deste ano.

O fim da emergência sanitária, segundo o Ministério da Saúde, foi decidido em razão da redução de casos e registro de óbitos pela covid-19 no Brasil. O alívio dos atendimentos nos sistemas de saúde também colaborou para a decisão. 

Uso de máscara obrigatório em aviões? A decisão

A proposta que fez com que deixasse de ser obrigatório o uso de máscara nos aviões foi apresentada pelo relator Alex Machado Campos. Segundo ele, é recomendado que pessoas que possuam comorbidades ou precisem se prevenir contra doenças siga utilizando as máscaras. “Anvisa continua recomendando o uso de máscaras por todos, especialmente para pessoas vulneráveis ou com sintomas gripais, como medida de proteção individual, não só contra a Covid-19, mas também para todas as demais doenças transmissíveis por via respiratória”, disse.

Ainda segundo o membro da diretoria, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue comprometida com as medidas para combater a propagação da covid-19. Campos garantiu que a agência continua se baseando nos estudos publicados e obtidos através das pesquisas científicas.