Pesquisa do IBGE revela população máxima que o Brasil deve alcançar e quando deve diminuir

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, divulgou nesta quinta-feira uma pesquisa onde projeta uma diminuição da população em 2041. O instituto ajuda a população em diversos setores da sociedade e realiza estudos com alta taxa de assertividade.

Além disso, ainda segundo a pesquisa isso irá acontecer quando o país alcançar o pico máximo de 220.425.299 habitantes. Segundo os estudos isso acontecerá justamente no ano citado, daqui há exatos 17 anos.

Após atingirmos esse pico, a estimativa é que o número de pessoas comece a diminuir e chegaremos então em 2070 com uma população de aproximadamente 199.228.708 pessoas. O número parece bastante expressivo mas a diminuição é bastante alta.

IBGE prevê baixa nos filhos

Marcio Minamiguchi pesquisador do IBGE falou sobre o assunto em entrevista recente ao jornal “Folha de São Paulo”. Segundo ele, a diminuição pode ser explicada pela vontade menor das mulheres terem filhos em grandes números:

“Na projeção anterior, a gente vivia um período em que, aparentemente, se você olhasse para o gráfico da fecundidade, ela estava meio estável, apresentando até sinais de recuperação. Após isso, na verdade, a trajetória foi mais no sentido de queda” – disse.

A pesquisa divulgada ainda alerta que a baixa taxa de natalidade provavelmente já poderá ser vista nos estados de Alagoas e Rio Grande do Sul a partir de 2027. A projeção utilizou dados do Censo de 2022 que também, assim como o IBGE tem altas taxas de assertividade.