Pesquisa em Porto Alegre visa entender o momento de saúde mental dos profissionais da saúde

A PUCRS, por meio do núcleo de pesquisa Human Factors and Resilience Research (HFACTORS), desenvolverá pesquisa com 500 profissionais da área da saúde que atuam em hospitais em Porto Alegre. A ideia é mensurar a qualidade da saúde mental e segurança a partir do ponto de vista desses profissionais. A pesquisa será feita em formato de questionário com questões sobre liderança, carreira e autocuidado.

As entrevistas serão realizadas com os profissionais de saúde do hospital São Lucas da PUCRS e, posteriormente, o projeto ampliará para outros hospitais da capital gaúcha. 

O questionário não apresenta perguntas específicas a respeito da pandemia de covid-19; porém, os resultados devem sofrer influência desse período “Essa pesquisa está sendo realizada justamente em um momento de pandemia que é um importante estressor. É um momento histórico que estamos vivendo, de imprevistos e de incertezas” declarou uma das pesquisadoras envolvidas Maria Isabel Barros Bellini, professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. 

Conforme a pós-doutoranda do HFACTORS Fernanda Xavier Arena, a pandemia só contribuiu para agravar um quadro de esgotamento que já era realidade “A pandemia aumentou ainda mais o sofrimento”, acrescenta. 

Fatores como as práticas de autocuidado serão observados

Além de levantar os fatores estressantes para os profissionais da área da saúde, a pesquisa observará as práticas de autocuidado que eles têm utilizado como ferramenta para lidar com o estresse laboral. Com o agravamento dos sintomas, vem a importância do autocuidado como uma das formas de enfrentamento”, ressalta Bellini. 

A pesquisa observará de maneira ampla a relação dos profissionais da saúde com a sua atividade profissional “Queremos entender um pouco mais a relação que os trabalhadores têm com seu trabalho e sobre o próprio contexto desse ambiente e desse trabalho realizado”, explica a doutoranda Daniela Boucinha, psicóloga que também faz parte da equipe. 

Conforme divulgação da PUCRS, A pesquisa conta ainda com a professora de Psicologia da PUCRS Manoela Ziebell de Oliveira e com a pós-doutoranda Lidiany de Lima Cavalcante e tem característica interdisciplinar.