Pesquisa revela nomes mais populares em bebês no RS; veja ranking
A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) recentemente divulgou alguns dados em relação aos nomes mais registrados em cartórios do estado. Segundo a associação, os dois primeiros nomes no ranking pelo terceiro ano consecutivo são Miguel e Helena.
Nomes originais, de origem bíblica e nomes curtos parecem ser a tendência observada nos registros. Dentro dos 30 nomes mais escolhidos, destacam-se nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah e Isaac para os homens, e para as meninas, nomes como Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá ganharam destaque.
A mudança de nome se tornou possível
De acordo com a nova legislação em vigor desde o ano passado, é permitido a troca do nome do recém-nascido até 15 dias após o nascimento, desde que haja consenso entre os pais. A lei também permite a qualquer pessoa maior de 18 anos solicitar a mudança de nome em cartório, sem a necessidade de um pedido judicial.
Quais foram os nomes mais registrados no RS?
Após a implementação da nova regra, houve um total de 41 mudanças de nome sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação) nos Cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul.
Nos nomes mais registrados para os meninos no estado, além de Miguel e Arthur, figuram também Theo, Bernardo, Heitor e Gael. Já entre meninas, temos Helena, Cecília, Alice, Aurora e Maite liderando o ranking. É possível notar que os pais se mostram bastante criativos em suas escolhas, optando por nomes cada vez menos comuns.
Além disso, os dados da Arpen/RS mostram que os nomes mais registrados na cidade de Porto Alegre seguem uma tendência similar à observada em todo o estado, com pequenas variações em relação ao ranking geral. Os cinco nomes masculinos mais registrados na capital gaúcha no ano de 2023 foram: Miguel, Arthur, Theo, Bernardo e Heitor. Para as meninas, os mais escolhidos foram: Helena, Cecília, Alice, Laura e Aurora.
As mudanças na legislação que permitem a mudança de nome têm significado uma abrangência maior nas escolhas, permitindo aos pais a opção de registrarem os seus filhos com nomes que julgam mais adequados ou significativos.
Para a Arpen/RS, essa nova prática traz mais liberdade de escolha e expressão para os indivíduos, além de refletir as mudanças sociais e culturais na sociedade contemporânea, na qual se valoriza a individualidade e a originalidade.