É de conhecimento de todo acompanhante do futebol brasileiro que o atual momento do Coritiba está péssimo. O clube ainda mantinha as expectativas de sair da zona de rebaixamento, e tinha que aproveitar o início do segundo turno do Campeonato Brasileiro, mas a equipe perdeu mais duas rodadas seguidas, respectivamente contra Flamengo, no Couto Pereira, e contra o Fortaleza, no Ceará.
Ocupando o 19º lugar na tabela do Brasileirão, o Coxa ultrapassou o Goiás e tornou-se o time que passou mais tempo na zona de rebaixamento da série A da competição, desde que a era dos pontos corridos começou. Anteriormente, esse recorde, nada positivo, pertencia ao Goiás. Desde 2003, o Esmeraldino esteve 146 vezes no Z4. Agora, em 149 rodadas, o clube paranaense ultrapassou a equipe do cerrado.
Coritiba ultrapassa o Goiás e lidera o ranking dos times que ficaram mais tempo na zona de rebaixamento
Time | Rodadas na zona de rebaixamento |
Coritiba | 149 |
Goiás | 146 |
Avaí | 143 |
Atlético-GO | 141 |
Sport | 131 |
Athletico-PR | 118 |
Figueirense | 117 |
América-MG | 115 |
Botafogo | 115 |
No cenário de maior quantidade de rebaixamentos, o líder é o Avaí. O Leão da Ilha é o time que mais vezes caiu da série A para série B do Campeonato Brasileiro, em cinco ocasiões. Atrás dele, está o Coxa, com quatro rebaixamentos, ao lado de Vasco — também na luta para não cair — Sport e Vitória. Com apenas três quedas, está o América-MG, mas, ao que tudo indica, o Coelho não terá escapatória da segunda divisão esse ano.
Segundo o Globo Esporte, o Coxa tem apenas 9.8% de chances de não jogar a série B na próxima temporada. No próximo domingo (3), às 20h30 no horário de Brasília, o Coritiba enfrenta o São Paulo, no Morumbi, em mais uma tentativa de reagir e se afastar do Z4.