Péssima notícia para gaúchos que querem tirar sua CNH em 2023
De acordo com dados divulgados recentemente pelo Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), as provas práticas para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo B tiveram 63% de reprovação entre janeiro e maio deste ano. Ao todo, foram aplicados 179.173 exames
Segundo os dados do Detran, o índice de aprovação na primeira tentativa da prova prática é menor ainda. Apenas 21,8% (28.627) de cerca de 132 mil pessoas foram aprovadas no primeiro teste.
De acordo com o levantamento do Detran RS, cinco faltas estão entre as que mais ocorrem durante a prova prática: Interromper o funcionamento do motor, sem justa razão, após o início da prova (24,7%); não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente (19,6%); cometer qualquer outra infração de natureza leve (12,1%); avançar sobre a baliza na hora de estacionar o carro (7,6%) e engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso (6,3%).
Saiba quais são as infrações graves que podem te eliminar da prova prática para tirar a CNH
De acordo com o site Aprova Detran, existem três tipos de faltas na prova prática do Detran: as leves, que penalizam 1 ponto; as médias, que penalizam dois pontos; e as graves, que penalizam três pontos.
A seguir, confira quais são as faltas graves que podem te eliminar da prova do Detran:
- Desobedecer a sinalização da via ou o agente de autoridade de trânsito.
- Não observar as regras de ultrapassagem ou mudança de direção.
- Não dar preferência de passagem ao pedestre que esteja atravessando a via transversal por onde se dirige o veículo, ou ainda, quando o pedestre não tenha concluído a travessia mesmo que ocorra o sinal verde para o veículo.
- Manter a porta do veículo aberta ou semiaberta durante o percurso ou parte dele.
- Não sinalizar com antecedência manobra pretendida ou sinalizar incorretamente.
- Não usar devidamente o cinto de segurança.
- Perder o controle da direção do veículo em movimento.
- Cometer qualquer outra infração de natureza grave.
Imagem: Detran/Divulgação