Pintas podem ser sinal de câncer de pele? Saiba como identificar

O câncer, principalmente o de pele, é uma doença que assusta diversos indivíduos. Por isso, muitos se perguntam o que podem fazer para identificar esse tipo de câncer.

O primeiro passo para identificar se uma pinta pode ser um problema, é realizando o autoexame, que consiste em um método que utiliza as cinco primeiras letras do alfabeto (ABCDE).

É um método simples, que pode ser realizado a qualquer momento do dia.

A seguir, confira o que deve ser bem observado nas pintas do corpo humano.

Método ABCDE para identificar câncer de pele

A (Assimetria): Quando se trata do formato da pinta, é preciso estar atento. Isso porque, caso os dois lado s da pinta sejam muito diferentes, pode significar que há alguma coisa errada. Por isso, é importante sempre verificar se as suas pintas são simétricas, caso contrário, procure um médico imediatamente.

(Borda): As bordas de suas pintas devem ser bem arredondados e delimitadas. Além disso, elas devem ter um formato bem definido.

C (Cor): Procure um médico caso as suas pintas possuam mais de um tom, ou se forem muito escuras, pois isso pode significar que há algo errado com elas.

D (Diâmetro): Geralmente, as pessoas se preocupam com as pintas maiores, porém, também é preciso se atentar às pintas pequenas, pois pintas pequenas podem significar câncer pequeno.

E (Evolução): Preste atenção na evolução de suas pintas. Caso elas mudem de cor, formato ou tamanho, procure por um médico dermatologista.

Métodos de prevenção do câncer de pele

Muitos não sabem, mas pequenas atitudes podem evitar esse tipo de câncer.

Usar protetor solar é o primeiro passo para aqueles que desejam evitar ao máximo essa doença. É necessário fazer uso do produto todos os dias, inclusive aqueles em que não há sol.

Além disso, é importante utilizar óculos escuros, chapéus, bonés e roupas com proteção UV.