PIS/Pasep: mais de 40 mil pessoas no Rio Grande do Sul ainda podem sacar valores

São cerca de R$ 38 milhões disponíveis, conforme o Ministério do Trabalho e Previdência.

O saque das contas dos fundos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) está liberado desde 2019. Entretanto, segundo levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência, 44.906 pessoas no Rio Grande do Sul ainda não fizeram o saque de valores dos fundos.

Ainda conforme o levantamento, mais de 1,4 milhão de pessoas fizeram o saque no RS desde o início da liberação e cerca de R$ 38,6 milhões ainda não foram retirados.

Quem tem direito e ainda não fez a retirada da quantia, pode procurar agências da Caixa ou efetuar o saque por meios digitais, como pelo aplicativo FGTS. Tem direito ao saque quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988.

Ao abrir o programa, o trabalhador deve clicar na mensagem “Você possui saque disponível”. Em seguida, deve escolher a opção “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e, por fim, a forma de retirada: crédito em conta ou presencial.

A retirada em espécie varia conforme o valor a que o beneficiário tenha direito. O saldo pode ser consultado também no aplicativo FGTS.