PIS/Pasep: pagamento liberado para quem trabalhou entre 1970 e 1988
A Caixa Econômica Federal anunciou que irá pagar pelo Banco Central um montante de mais de R $23 bilhões do PIS/Pasep devidos aos trabalhadores com carteira assinada no período entre 1970 e 1988.
Segundo a Caixa, mais de 10 milhões de brasileiros têm direito ao dinheiro esquecido. Muitos trabalhadores não fizeram o resgate do dinheiro por não saberem a existência do saldo. Por isso, é válido lembrar que, herdeiros ou o trabalhador que têm valores para retirada, deve fazer o saque até 2025, senão o dinheiro vai para os cofres públicos.
Quem tem direito ao benefício
Segundo informações no site do Ministério da Cidadania, podem utilizar o serviços quem cumprir os seguintes benefícios:
- Aposentado
- Que tenha trabalhado entre os anos de 1970 e 1988;
- Cujo empregador tenha feito as contribuições ao PIS;
- Que tenha saldo não resgatado em sua conta do PIS;
- Trabalhador da iniciativa privada;
- Com mais de 65 anos, caso seja homem, ou mais de 62 anos, caso seja mulher;
- Servidor Público
- Que tenha saldo não resgatado em sua conta do PASEP.
- Herdeiro de trabalhador da iniciativa privada ou de servidor público falecido
Milhares ainda não fizeram o saque do PIS/Pasep
O Programa de Integração Social – PIS é um abono salarial pago para os trabalhadores brasileiros da iniciativa privada que atendam a critérios pré estabelecidos. Extinto em 1988, as cotas são de trabalhadores, servidores públicos e militares que exerceram atividade remunerada entre 1971 até a data da extinção do PIS/Pasep, em 04 de Outubro de 1988.
Caso o empregador tenha feito as contribuições previstas em lei e o trabalhador não sacou os valores, pode ter um saldo a receber os trabalhadores que trabalharam de forma legal e oficial durante o período de existência do fundo.
Mais de 10 milhões de beneficiários que têm direito ao benefício ainda não fizeram o saque.
Para saber mais sobre as regras e como consultar o saldo e etapas para realizar o saque, acesse Sacar cotas do PIS ou PASEP — Português (Brasil) (www.gov.br).