Planejamento financeiro e poupança, será que dá certo?

Administrar o próprio dinheiro pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas. Nem todo mundo sabe como desenvolver um bom planejamento financeiro para atingir os objetivos que o valor poupado pode proporcionar. 

Geralmente, a poupança é uma opção muito comum para quem está planejando poupar dinheiro. Entretanto, muitas pessoas hoje em dia adiam esse projeto por estarem em uma situação financeira difícil.

Porém, é possível guardar dinheiro mesmo não estando numa boa fase financeira. Basta fazer um planejamento financeiro em fases respeitando a situação monetária atual. 

Mas, será que dá certo?

Pensando nisso, fizemos este artigo para explicar como fazer um planejamento financeiro e começar a poupar agora!

Como fazer um bom planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro para poupar dinheiro é sempre uma boa ideia. Além de permitir que o poupador atinja um objetivo ao guardar dinheiro – seja a compra de um bem ou uma reserva de emergência –  ele auxilia a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. 

O primeiro passo para um bom planejamento financeiro é mapear os gastos, mesmo que seja o valor mais irrisório. Mapear pra onde está indo o dinheiro é importante para identificar gastos desnecessários

Feito isso, o próximo passo é fazer trocas financeiras viáveis e direcionar o dinheiro poupado para a poupança. Por exemplo, trocar o cartão de crédito com tarifas para um sem taxa e que oferece cashback. 

Posteriormente, o ideal é começar a separar um valor específico do rendimento mensal destinado à poupança.

Como funciona a poupança?

A poupança é um investimento de renda fixa acessível a todos. No Brasil, cerca de 67 milhões de pessoas têm algum valor guardado nessa modalidade. 

Para abrir uma poupança, basta o cliente escolher o banco de sua preferência e, com alguns documentos em mãos, é possível abrir uma conta, inclusive para menores de idade.

 Uma das vantagens da poupança é que ela é um investimento de fácil acesso, isenta de qualquer custo. Além disso, é muito fácil resgatar a liquidez do investimento.