Planeta Marte está girando mais rápido! Nós da Terra devemos nos preocupar?

Foi confirmado: Marte está girando mais rápido — mas o que isso significa para os habitantes do planeta Terra? De acordo com dados coletados pela espaçonave InSight, divulgados pela Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (NASA), o planeta está acelerando de forma constante, anualmente.

Com a aceleração na rotação, isso significa que os dias estão mais curtos. De acordo com a pesquisa, o dia em Marte está ficando uma fração de milissegundo menor a cada ano.

“Eles descobriram que a rotação do planeta está acelerando em cerca de 4 milissegundos de arco por ano – correspondendo a um encurtamento da duração do dia marciano em uma fração de milissegundo por ano”, afirma a agência.

Os cientistas não puderam apontar com precisão o que está causando a aceleração. Não há informações sobre uma possível influência do fenômeno para a Terra — mas há um efeito oposto ocorrendo aqui no planeta. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Cientistas não sabem explicar aceleração da rotação de Marte

Apesar não de haver certeza em relação à causa da aceleração, os cientistas da NASA têm algumas hipóteses. Uma delas é a mudança de massa: a recuperação pós-glacial, que provoca elevação nas massas de terra após soterramento pelo gelo, ou o acúmulo de gelo nas calotas, poderiam provocar alterações na massa de Marte, mudando sua velocidade de rotação.

A NASA explicou, com uma analogia, como as alterações podem afetar a rotação de um planeta. “A mudança na massa de um planeta pode fazer com que ele acelere um pouco como um patinador no gelo girando com os braços esticados e, em seguida, puxando os braços para dentro”, explica a agência.

Na Terra, ocorre um efeito oposto. Devido à influência da Lua, o movimento dos oceanos também provoca redistribuição de massa, mas aqui, o resultado é a desaceleração da rotação do planeta.

Imagem: Reprodução / Wikimedia Commons