Plano de marketing prevê aumento de turistas em Porto Alegre neste mês de férias, entenda
Nesta terça (5), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) apresentou um novo plano de marketing para o turismo de Porto Alegre.
A reunião aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e o vice-prefeito Ricardo Gomes, que ouviram as propostas.
O projeto, que busca uma estratégia unificada para impulsionar o turismo na Capital gaúcha, foi elaborado pela SMDET em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A meta da Prefeitura é aumentar em 15% o número de visitantes em relação a 2019, ano anterior à pandemia, quando 4,5 milhões de pessoas escolheram POA como destino, segundo dados do Sebrae.
Entre as ações contidas no plano de marketing estão: a participação em feiras nacionais e internacionais, bem como a realização de tours com mídia externa para divulgar a região.
Turismo difuso
Dados do TripAdvisor, plataforma de avaliações de estabelecimentos e regiões por viajantes, apontam que a cidade dispõe de um turismo muito difuso, sem um posicionamento marcante.
O secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone, diz que é muito importante que sejam identificados os pontos mais fortes da Capital e qualificar os serviços voltados a eles.
“A Capital tem muitas opções para o turista, da zona urbana à rural, da Orla do Guaíba às cervejarias artesanais do Quarto Distrito. É nessa pluralidade que precisamos identificar os pontos fortes e qualificar nossos serviços”, comentou.
Prestação de serviços
Um dos pontos a melhorar em relação ao turismo citado na reunião foi o atendimento aos turistas, e o quanto alguns passam por dificuldades para obter informações.
A Capital precisa, também, dar uma atenção especial à reputação on-line e estimular a avaliação de serviços e locais, que pode ser decisiva na hora de um usuário decidir se Porto Alegre será seu destino ou não.
Plano de marketing para o turismo de Porto Alegre
O plano possui ações de curto, médio e longo prazo. Além disso, contará com três fases:
- Capacitação de empresários, a formatação de produtos e networking do setor.
- Abertura de canais de comunicação e atendimento coletivos ao turista por plataformas digitais.
- Divulgação e comercialização dos produtos turísticos, com investimento em campanhas publicitárias.
Em breve será formada uma gestão para colocar o plano em prática e cuidar da implementação, captação de recursos e acompanhar os resultados.