Planta que já esteve na Lua, está plantada no RS; confira

Após mais de 40 anos de estudos, a NASA concluiu que a sequoia-vermelha, uma árvore localizada na cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, já esteve na Lua. Em 26 de setembro de 1982, a muda da planta foi enterrada na Praça Central São José, porém, o fato de que sua semente embarcou na missão Apollo 14, realizada pela agência espacial norte-americana em 1971, só foi descoberto há cerca de dois anos.

A árvore é comentada pelos moradores de Cambará do Sul desde em que foi plantada na cidade. Sua popularidade cresceu após o prefeito Pedro Teixeira Constantino, que realizou o plantio na época, contar histórias sobre a passagem da planta pela Lua. Os rumores se espalharam e por anos essa história foi assunto na cidade. Durante seu mandato, o jornal Sentinela Cambaraense noticiou o evento que ocorreu no dia 26 de setembro, alusivo ao Dia da Árvore, celebrado em 21 do mesmo mês.

A publicação informava que a muda plantada pelo prefeito havia sido fornecida por um delegado do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), órgão que também foi extinto em 1983, de acordo com o GZH. Este é o único registo conhecido, já que a documentação oficial acabou sendo danificada pela chuva.

NASA confirma presença de planta em pouso de uma nave espacial na Lua

Muitos anos depois, a lenda finalmente tornou-se realidade, após a NASA declarar que a semente esteve presente no terceiro pouso de uma nave espacial na Lua.

Atualmente, a árvore tem cerca de 30 metros de comprimento e 70 centímetros de diâmetro, e de acordo com a NASA, foi acompanhada, enquanto semente, pelo astronauta norte-americano Stuart Roosa, permanecendo em órbita por todas as 34 voltas lunares da missão Apollo 14, realizada entre 31 de janeiro e 9 de fevereiro de 1971.