PM mata jovem com tiro na cabeça durante abordagem em SP

O adolescente João Vitor Ferreira Macedo, de 16 anos, foi morto com um tiro na cabeça, durante uma abordagem policial, na tarde do último domingo, 24, em uma rua do bairro Pirajussara, no município de Taboão da Serra, próximo à divisa com o bairro Campo Limpo, periferia da zona Sul de São Paulo. De acordo com a versão dos policiais militares, que estavam em duas motocicletas, e são lotados nas Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), eles trafegavam pela via atrás de suspeitos de terem assaltado um comércio momentos antes, e ao depararem com dois jovens em uma moto deram ordem de parada. Nesse momento, o condutor teria levantado os braços, já o garupa, de acordo com os policiais militares, teria feito uma menção de reação, sendo baleado na cabeça.

Já, de acordo com as testemunhas, no momento da abordagem os dois rapazes levantaram os braços, sendo que o garupa, que havia pedido a moto emprestada para o pai, para ir até uma festa, foi baleado no momento que saía do veículo. Segundo os PMs, no momento que efetuavam o socorro ao jovem ferido, o outro rapaz montou na moto e fugiu do local. Na delegacia central de Taboão da Serra, onde foi efetuada a ocorrência, os PMs apresentaram uma arma de brinquedo, que estaria em poder do rapaz baleado.

Socorrido ao pronto-socorro, João Vitor Ferreira Macedo não resistiu ao ferimento e morreu. Ao saber do assassinato, populares atearam fogo a um ônibus por volta das 22h40, na Estrada Tenente José Maria da Cunha. Em novo protesto, na manhã desta segunda-feira, 25, um outro ônibus foi incendiado na Rua Ananias Carmerindo Pires, no Jardim Panorama. O PM que efetuou o disparo foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Romão Gomes, no Horto, zona Norte.