POA terá novas obras em breve? Confira os planos da prefeitura
A Prefeitura de Porto Alegre planeja demolir o Esqueletão, prédio inacabado desde a década de 1950, e espera definir a área central para a demolição no próximo mês. O pedido de autorização para a demolição foi feito à Justiça no ano passado e, se aprovado, a demolição seria feita em etapas com custo mínimo de R$ 3 milhões.
A meta é resolver essa questão até 2024, ainda na gestão atual. Além disso, há discussões sobre obras no entorno da Arena, e na semana passada, a Prefeitura de Porto Alegre e a Procuradoria Geral da República exigiram no STF que as intervenções na área do estádio deixem a OAS na fila para a promoção legal.
Comissão irá acompanhar revisão do Plano Diretor de Porto Alegre na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Porto Alegre receberá em breve uma comissão que acompanhará o processo de revisão do plano diretor da cidade. Após uma derrota dos movimentos regimentais na semana passada, a instalação da comissão deve ser decidida pelo plenário nesta segunda-feira. Se a criação da comissão for aprovada e publicada no Diário Oficial, os partidos políticos terão prazo para indicar membros. A comissão será composta por 14 deputados, um a mais do que o inicialmente previsto, para que a casa possa acomodar todos os representantes. O trabalho da comissão terá início na próxima semana.
Porto Alegre sedia segunda edição do Lunch Summit com foco em tecnologia e inovação para mais de 2.000 startups de 86 países.
A partir desta quarta-feira, a cidade de Porto Alegre será sede da segunda edição do Lunch Summit, um evento de tecnologia e inovação que contará com a participação de centenas de palestrantes e mais de 2.000 startups de 86 países ao redor do mundo, incluindo mais de 1.000 startups de 76 países que já participaram da primeira edição em 2022.
O evento oferece à capital gaúcha uma oportunidade para que muitos possam ouvir líderes das maiores empresas do Brasil, além de aproximar ideias embrionárias de potenciais investidores. Durante a matinê, que acontecerá até sexta-feira, haverá painéis com foco em temas como inclusão, planejamento urbano, mobilidade, mudanças climáticas e educação.
Demanda por creches públicas em Porto Alegre aumenta durante a pandemia e prefeitura busca soluções, incluindo parceria público-privada
Com a pandemia, a demanda por creches públicas em Porto Alegre aumentou, mas a Secretaria Municipal de Educação (Smed) tem enfrentado dificuldades para preencher essa lacuna. Soluções como trabalhar com escolas comunitárias ou comprar vagas de uma rede privada não têm sido suficientes. Diante dessa situação, a prefeitura tem considerado a possibilidade de uma parceria público-privada (PPP), que já foi adotada em outras capitais. Além disso, foram retomadas as obras em cinco escolas e estão em andamento negociações com o governo do estado.
Contudo, os resultados dessas iniciativas só serão visíveis no próximo ano. Atualmente, cerca de 6.000 crianças de 0 a 3 anos não frequentam creches na capital.
Imagem: Giulian Serafim / PMPA