Polícia Civil faz alerta sobre novo golpe que está fazendo várias vítimas no RS
Nesta segunda-feira (10), dois homens, ambos com 29 anos de idade, foram presos em Porto Alegre, capital do RS, suspeitos de aplicar um novo golpe, nomeado de “golpe do aniversário”. Segundo a Polícia Civil do estado, os rapazes são de São Paulo. Uma mulher, suspeita de participar do crime, também está sendo procurada.
De acordo com a polícia, os criminosos roubaram mais R$ 1 milhão através do golpe, fazendo as vítimas ter um prejuízo de até R$ 100 mil.
Entenda como funciona o golpe
Para aplicar o golpe, os criminosos entram em contato com as vítimas no dia do aniversário delas, afirmando representar uma loja. Em seguida, eles afirmam que irão enviar um presente à casa da vítima, mas que um pagamento deve ser feito ao motoboy responsável pela entrega.
Ao chegar na casa da vítima, o motoboy entrega o presente e pede que o pagamento seja feito por meio de um cartão. Ao inserir o cartão na máquina, a vítima tem seus dados roubados. O entregador também tira uma foto do código de segurança dos cartões, assim, permitindo que os golpistas conseguem usar os dados para compras, segundo o g1.
“Buscamos identificar ainda como eles obtinham esses dados das vítimas (como a data de aniversário). Também vamos atrás do rastro do dinheiro, porque todo o golpe se dava de modo virtual e certamente o dinheiro ia para uma conta bancária”, explica o delegado Juliano Ferreira, responsável pela investigação.
O delegado Juliano Ferreira afirma que lojas geralmente não cobram pela entrega de presentes e diz que é importante ter atenção na hora de fazer qualquer pagamento.
“Tenham cuidado na hora de colocar a senha na máquina. Procurem observar se o suposto entregador está observando a colocação da senha. Também busque sempre confirmar com a loja ou instituição se realmente existe aquele presente”, recomenda.
Imagem: Reprodução/TV TEM