Polícia do Paraná emite importante comunicado para moradores do estado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta os moradores sobre os cuidados com as transações financeiras pela modalidade pix, para evitar fraudes ou golpes. Nesse sistema, o dinheiro é transferido em poucos segundos, sem a cobrança de taxas.
Por isso, é preciso redobrar os cuidados quando for realizar um pagamento via pix, para não perder seu dinheiro. Os golpes utilizando essa modalidade podem variar conforme a finalidade.
De acordo com o delegado Emmanoel David, a maioria dos golpes feitos pelo pix tem como objetivo a obtenção de dados. Dessa forma, é possível invadir ou fazer transações não autorizadas pelas vítimas desses golpes.
Veja o alerta emitido pela Polícia Civil do Paraná e atente-se!
Golpes feito através da transação pix
Os golpes feitos pelo pix é possível pois os usuários precisam cadastrar uma chave, podendo ser uma e-mail, CPF ou uma chave aleatória, junto à instituição financeira. Nas páginas falsas, são solicitados os dados para que o criminoso tenha acesso à conta financeira da vítima.
Além disso, há também os golpes que envolvem um boleto falso, no qual as vítimas acreditam estar pagando algo verdadeiro. Uma sugestão é sempre procurar pelos sites oficiais ou buscar os emissários do boleto em questão.
Ainda de acordo com o delegado, é importante redobrar a atenção quando o usuário recebe o comprovante de um pix desconhecido. Isso porque, atualmente, é possível mudar a data do pagamento e deixar a transferência agendada.
Como fazer boletim de ocorrência?
Caso o cidadão seja vítima de golpe, é indispensável fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência. O registro pode ser feito online, no site da PCPR, de forma rápida e fácil. Porém, caso desejar, há a possibilidade de fazer pessoalmente na delegacia mais próxima.
A vítima também pode entrar em contato com o Banco, podendo utilizar um mecanismo chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado pelo Banco Central.
Foto: Fábio Dias/EPR