Polícia Federal investiga contrabando bilionário de combustível
A Polícia Federal (PF) está realizando nesta quinta-feira (16) a Operação Ilusão, que tem como alvo investigar fraudes na importação de combustíveis que ultrapassam a quantia de R$ 1,2 bilhão. De acordo com as autoridades, mais de R$ 324,7 milhões em tributos deixaram de ser pagos aos cofres públicos.
No total, 18 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, sendo 14 no estado de São Paulo e três no Paraná. Segundo informações da PF, a empresa importadora teria utilizado outras empresas como testa-de-ferro no esquema criminoso.
Os indivíduos poderão responder não apenas pelo crime de contrabando, mas também por outros delitos, tais como fraude processual, falsidade ideológica, evasão de divisas e associação ou organização criminosa.
“A real empresa importadora teria se utilizado de outras empresas para servirem de testa-de-ferro, e em nome delas foram propostas diversas ações judiciais durante a pandemia ocasionada pela Covid-19. As ações visavam obter deliberação favorável à postergação do pagamento dos tributos devidos na importação dos combustíveis. Uma vez obtida decisão liminar em um dos casos, foi realizada a importação em nome dessa empresa, deixando-se de recolher os tributos devidos até a liminar ser suspensa”, diz nota divulgada pela PF.
Operação Ilusão
A Operação Ilusão é uma investigação da Polícia Federal que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que teria cometido fraudes na importação de combustíveis. A operação foi deflagrada em 16 de setembro de 2021, com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Paraná.
Imagem: Divulgação / Polícia Federal