Ponte mais antiga do RS é em Porto Alegre e você não vai acreditar na idade dela

ponte mais antiga do Rio Grande do Sul fica localizada em Porto Alegre e é considerada um monumento histórico da capital. A Ponte de Pedra, também conhecida como Ponte dos Açores pode ser encontrada no Largo dos Açorianos, na Avenida Borges de Medeiros.

Inaugurada em 1854, a antiga construção que já tem seus 168 anos foi erguida no local para substituir uma ponte feita de madeira de 1825, que era frequentemente reconstruída devido aos estrados das enchentes. Após tantos gastos com a manutenção da estrutura, o local foi finalmente bloqueado para o trânsito em março de 1848, quando eram finalizadas as obras de uma nova estrutura, ordenada pelo Duque de Caxias, presidente da província.

Contrariando a durabilidade da velha ponte de madeira, a Ponte de Pedra foi construída em alvenaria com trabalho escravo coordenado pelo construtor João Batista Soares da Silveira e Sousa.

A construção que cruzava um dos braços do arroio Dilúvio representava uma ligação entre o Arraial da Baronesa e o Centro Histórico da capital. Com a canalização e alteração do curso do arroio, a ponte de pedra deixou de executar sua principal função, mas seguiu como um marco da história do estado.

O monumento foi tombado por Porto Alegre no ano de 1979, tendo ganhado um espelho d’água sob seus pilares para relembrar o uso de outrora. Porém o lago inserido foi disposto acima do nível original do arroio Dilúvio, fazendo com que parte dos pilares ficassem encobertos, ao contrário do aspecto original, fato que foi revertido durante um dos processos de restauração da construção e de seu entorno.

Em meio à exposição urbana e os desgastes naturais, a Ponte dos Açores já passou por processos de revitalização e reforma, desde a pintura para cobrir a ação de vândalos ao restauro da estrutura e limpeza do espelho d’água