Ponto turístico do RS irá receber estátua gigante de gaúcho

A prefeitura de Arroio do Meio recebeu o ingresso das primeiras licenças para a construção de um parque temático entre os Morros Gaúcho e São José. O empresário responsável pretende erguer a obra no Vale do Taquari à 464 metros de altura.

Uma estátua de 40 metros de altura de um gaúcho tradicionalista tomando chimarrão seria erguida no complexo de área superior à 60 hectares. A construção equivale a um prédio de 13 andares. O vizinho Cristo Protetor, em Encantado, possui 43,5 metros e é um ponto turístico de fama consolidada na região.

O financiador da construção do empreendimento “Morro Gaúcho Participações” prefere se manter no anonimato até que todas as licenças apresentadas por ele para apreciação e deferimento na prefeitura sejam autorizadas.

O blog Repórter Farroupilha, do G1 RS, entrou em contato com o empresário, que afirmou estar buscando junto à iniciativa privada R$ 50 milhões iniciais de investimento para a atração.

Segundo o portal Em Cima da Hora, “ele [o empresário] tem conversado com o laçador Aldo Brum, reconhecido em todo o estado pelo seu envolvimento com o tradicionalismo”.

Atrativos turísticos do projeto

Além da estatua que simbolizará o local, o complexo terá atividades e espaços que incluirão uma arena multi-uso, hotel, restaurante com foco nas culinárias italiana, alemã e gaúcha, teleférico, roda gigante, galpão típico e mini-parque inspirado na erva-mate.

“Todas as manifestações da tradição e cultura gaúcha terão espaço junto ao parque. Pretendemos fazer que qualquer turista do mundo que queira conhecer a cultura gaúcha possa encontrá-la no local”, comentou o fiador do projeto.

Haverá um foco especial na preservação e valorização da natureza local. Até o momento não previsão para o início das obras e, assim seguirá, até a regularização de toda a documentação junto à prefeitura e os investidores.