População de cidade do RS tem aumento inesperado; entenda o motivo
Nesta quinta-feira (31), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou a correção dos dados do Censo 2022 e a atualização dos seus limites territoriais. Segundo as novas informações, o Rio Grande do Sul teve aumento de pouco mais de 2 mil habitantes, comparado aos números divulgados anteriormente.
Ao todo, o Estado sulista conta com 10.882.965 de habitantes, 2.459 pessoas a mais do que os dados divulgados no dia 28 de junho deste ano, apurados até o dia 28 de maio do mesmo ano. De acordo com o IBGE, a atualização foi feita após alguns problemas serem identificados na primeira coleta. O órgão ainda disse, em nota, que “por conta de sua magnitude residual, a equipe técnica avaliou que tais problemas não afetariam significativamente os resultados divulgados pois, além de residuais, estavam concentrados em um conjunto limitado de municípios (71 municípios)”.
As atualizações divulgadas pelo órgão também revelam que a população total do Brasil teve um de 0,0008%, comparado aos números anteriores. 12,1% dos municípios do país apresentaram mudanças, porém 98,4% dessas variações foram inferiores a 1,0%.
Censo 2022 revela dados sobre a população brasileira
O Censo é uma pesquisa feita pelo IBGE, que tem como objetivo coletar dados sobre a população do Brasil. Com ela, é possível traçar um perfil socioeconômico do país, baseando-se no número de habitantes do território nacional, identificando suas características e revelando como vivem os brasileiros.
Na última pesquisa, recenseadores visitaram todos os 5.570 localidades (5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal). De acordo com o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Ao todo, foram respondidos 79.160.207 questionários, sendo 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.
Imagem: Roberto Custódio / Folha de Londrina