Por que faz tanto frio em Curitiba, no Paraná?

Curitiba é considerada uma das cidades mais frias do país — a temperatura mais baixa já registrada na cidade foi de -5,4 °C. Além disso, é considerada a capital onde faz mais frio em todo o Brasil. Mas por que este é o caso?

Na realidade, o frio em Curitiba é o resultado de uma combinação de fatores, como a incidência solar, localização, nebulosidade, entre outros. Confira mais informações abaixo.

O que torna Curitiba a capital mais fria do Brasil?

Um dos motivos para as baixas temperaturas de Curitiba é a sua localização: a cidade se encontra em uma posição distante dos trópicos — os pontos de maior incidência solar em todo o planeta — por isso, faz mais frio, em especial no outono e no inverno.

Além disso, a partir de maio, com a chegada do inverno, a inclinação da Terra provoca o distanciamento de toda a região Sul do Brasil em relação ao Sol, diminuindo o aquecimento e deixando os dias ainda mais gelados do que o normal.

Mas este não é o único critério, pois se fosse o caso, Florianópolis e Porto Alegre também seriam tão frias quanto Curitiba ou até mais. Dessa forma, há dois outros fatores principais que diferenciam a capital paranaense das demais: sua altitude e proximidade com as praias.

Curitiba se encontra a aproximadamente 935 metros da linha do mar — a altitude, junto à umidade originada do mar, provoca o aumento da nebulosidade. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a alta umidade é provocada por ventos do Quadrante Leste, que trazem umidade do oceano.

Com mais nuvens, a cidade recebe menos luz solar e as temperaturas caem. A nebulosidade e a retenção também provoca altos índices de chuva – em Curitiba, chove aproximadamente uma vez a cada 2 dias.

Imagem: Reprodução / Gilson Abreu / AEN