Porto Alegre anuncia o pagamento e o calendário do Auxílio Gás ainda neste mês de junho, saiba como receber
O Auxílio Gás volta neste mês de junho para uma nova rodada de pagamentos. A última aconteceu em abril, e contemplou cerca de 5,3 milhões de famílias.
O benefício é pago de forma bimestral, e utiliza o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Os primeiros repasses ocorrerão na próxima sexta (17), para os beneficiários com NIS final 1.
O valor equivale a 50% da média nacional do valor do botijão de gás de cozinha, que, neste mês, deve ser de R$53,00.
O saque e movimentação do saldo pode ser feito através da poupança digital do Caixa Tem, de forma totalmente digital, através do celular.
Calendário do Auxílio Gás de junho
A ordem de pagamentos segue de acordo com o dígito final do NIS dos cidadãos inscritos no programa. Confira as datas de pagamentos referentes a parcela de junho:
- Final do NIS 1: recebem dia 17/06;
- Final do NIS 2: recebem dia 20/06;
- Final do NIS 3: recebem dia 21/06;
- Final do NIS 4: recebem dia 22/06;
- Final do NIS 5: recebem dia 23/06;
- Final do NIS 6: recebem dia 24/06;
- Final do NIS 7: recebem dia 27/06;
- Final do NIS 8: recebem dia 28/06;
- Final do NIS 9: recebem dia 29/06;
- Final do NIS 0: recebem dia 30/06.
Como receber o Auxílio Gás?
Para receber o Vale Gás, é necessário cumprir alguns critérios. A família precisa estar devidamente inscrita no Cadúnico, e:
- Possuir renda de até meio salário mínimo per capita (R$606) ou ter em seu núcleo familiar algum beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Não existe inscrição direta para o programa. A seleção é feita de forma automática pelo Governo, que utiliza a base de dados do Cadúnico. A entrada de novas famílias depende do espaço orçamentário do programa.
Regularmente, acontece o chamado “pente-fino”, que identifica fraudes e famílias que não cumpram mais os critérios do benefício, o que pode abrir espaço para novos beneficiários.
O Auxílio Gás ainda é um programa de baixo alcance e contempla cerca de 5 milhões de brasileiros, principalmente se comparado com o Auxílio Brasil, que tem contemplado mais de 18 milhões de famílias.
Devido a isso, alguns pontos foram estabelecidos como critério de prioridade para a concessão desse benefício, veja quais são:
- Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
- Famílias com menor renda por pessoa;
- Famílias com maior quantidade de pessoas;
- Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
- Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Além disso, segundo a lei do programa, famílias que possuem em sua composição mulheres vítimas de violência doméstica sob monitoramento de medidas protetivas de urgência terão prioridade.
Como consultar o benefício?
Para consultar o status do seu benefício, bem como as datas e os valores que serão depositados, o cidadão pode acessar através do seu smartphone o aplicativo Auxílio Brasil (disponível gratuitamente para Android e iOS).
Ou, se preferir, entrar em contato através da Central Telefônica da Caixa, pelo 111. O atendimento eletrônico, segundo a Caixa, funciona 24h por dia.