Porto Alegre busca parcerias na COP27 para zerar emissões de gases de efeito estufa
A Prefeitura de Porto Alegre participará da COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito. O secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, estará no evento representando o prefeito Sebastião Melo na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, que começa neste domingo (6).
O tema central do evento será a implantação do Acordo de Paris, compromisso mundial que prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa, principalmente no que diz respeito ao financiamento climático, compensação por perdas e danos e adaptação climática.
Porto Alegre mostra ações para enfrentamento de mudanças climáticas
Porto Alegre se comprometeu com estas metas durante a COP26, que ocorreu na Escócia. Durante a edição, a Capital garantiu que reduziria as emissões de carbono em 50% até 2030 e zeraria até 2050. Segundo a prefeitura, no Egito, Bremm irá apresentar ações que Porto Alegre já desenvolve para reduzir a emissão de poluentes, como a instalação de placas fotovoltaicas e biodigestores em escolas municipais, a isenção da obrigatoriedade de vagas de estacionamento para desestimular o uso de carros, incentivo à instalação de rooftop sustentáveis, criação de terrários urbanos e hortas comunitárias e a contratação de empresa para fazer o plantio de mais de 5 mil novas mudas em 2023 na cidade.
O chefe da pasta também buscará novas formas de captar recursos para as obras necessárias para o enfrentamento das mudanças climáticas. “Esperamos anunciar direto da COP 27 avanços importantes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e novas parcerias para o desenvolvimento do plano de ação climática e para iniciar o processo de despoluição de um dos principais afluentes do Guaíba”, declarou Bremm.