Porto Alegre deve ter menos alagamentos no futuro; entenda
Na semana passada, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) deu início a obra iniciou a obra de substituição do emissário (canalização de efluentes do ponto de coleta até o destino) que interliga a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais 8 (Ebap) Vila Farrapos, na rua Jayme Tolpolar, com a Ebap 5, na Voluntários da Pátria. Os trabalhos já estão em sua fase final, e estão sendo feitos para que os alagamentos causados pelas chuvas no ponto mais baixo do bairro Humaitá, na Zona Norte, sejam reduzidos.
“A rede que está sendo substituída estava quebrada, assoreada e sem funcionalidade, gerando transtornos para a população. A capacidade da rede do emissário está sendo dobrada, melhorando a vazão das águas pluviais entre as estações”, ressalta o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Obra para diminuir alagamentos em Porto Alegre foi pausada em 2021
A obra, que foi pausada em 2021, deve ser concluída em agosto deste ano. O investimento é de cerca de R$ 620 mil, em recursos próprios do Dmae.
Em 2020, a obra teve início com a interligação na Casa de Bombas da Vila Farrapos da galeria de drenagem pluvial, com aproximadamente 300 metros, já lançada na rua Adelino Machado de Souza na etapa anterior. Já na etapa final, o solo está sendo escavado para o assentamento das galerias em concreto na esquina da Adelino com a rua Frederico Mentz. Na extremidade oposta da galeria, também será feita outra interligação, desta vez com a Ebap 5, na esquina da Adelino com a rua Voluntários da Pátria, de acordo com o Correio do Povo.
O novo acordo de drenagem pluvial foi iniciado em abril, pelo Dmae, na Zona Norte. O valor total é de R$ 11.340.081,64, e a obra, que tem como objeto de melhorar a coleta e a condução das águas das chuvas por toda a Capital, deve estar entregue, no máximo, após um ano do seu início.