Porto Alegre: esgoto invade casas e moradores perdem tudo após chuva

Casas foram invadidas por esgoto após chuva da noite de terça-feira em Porto Alegre. No ponto mais crítico, cinco residências foram preenchidas pela sujeira no condomínio Campos do Cristal, no bairro Vila Nova, na zona sul. O sistema de esgoto subterrâneo foi inundado e chegou a subir até 10 centímetros acima do chão.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) já tomou providências á respeito, indo até os locais afetados e realizando os cuidados paliativos de limpeza.

Moradores afetados pelo esgoto perderam tudo

Moradora da área há 22 anos, a doméstica Ângela Maria Santos Duarte afirma que vai ter que abrir mão das férias para trabalhar na limpeza da casa. Segundo ela, eletrodomésticos, móveis e portas foram danificados, além de alimentos, contaminados pelo esgoto, que deixou um cheiro forte no lugar desde então. Sobre o ocorrido, a idosa afirmou: “Vou ter que jogar tudo fora. Tinham carnes na geladeira que também não vão poder ser aproveitadas. Só este sofá custa uns R$ 700”.

Segundo funcionários do Dmae, a inundação é resultado de vários fatores: construções irregulares ocuparam espaço acima das caixas de esgoto e resíduo acumulado nas ruas teriam impedido o escoamento apropriado da água das chuvas. O departamento enviou equipes para ajudar a limpar na limpeza e no escoamento de água.

Houve um ocorrido parecido no bairro Jardim do Salso, na zona leste. As ruas Ângelo Crivellaro e Santa Isabel tiveram de ser limpas após o arroio Mem de Sá transbordar e liberar dejetos na área. A limpeza foi realizada por garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).