Porto Alegre inaugura espaço inédito na cidade

Neste sábado (3), os moradores de Porto Alegre receberam um novo espaço nunca visto no Brasil. A capital recebeu o seu primeiro terrário urbano: uma área transformada em espaço de convivência e alimentação com o uso de práticas sustentáveis.

O terrário se encontra no bairro Petropólis e conta com diversas atrações, como lojas de produtos, jogos de mesa, equipamentos de ginástica e minirrampa de skate. A construção do espaço foi executada atendendo diversos critérios de sustentabilidade. Confira abaixo mais informações sobre o novo espaço em Porto Alegre.

Porto Alegre recebe primeiro terrário urbano do Brasil

Anteriormente, o espaço onde foi construído o terrário era considerado subtilizado. De acordo o prefeito Sebastião Melo, o local era prejudicial para a comunidade no entorno.

“Os espaços públicos são sagrados para o município. Esse local estava abandonado, o que prejudicava a comunidade no entorno. Agora, ganhou vida, virou um lugar de convivência e com ações de sustentabilidade. Esse é o tipo de parceria que transforma a cidade num lugar melhor e mais seguro pra se viver”, afirmou o prefeito.

O terrário urbano ficou sob responsabilidade da Maçaíx, uma empresa de comércio de açaí com lojas no Brasil e no exterior. Para a construção, foram utilizados materiais sustentáveis como madeiras de reflorestamento, tintas com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, entre outros.

Além disso, o espaço conta também com placas solares, piso drenante e sistema de reaproveitamento de água da chuva. Não serão usados produtos de plástico – o açaí será servido em potes e embalagens reutilizáveis ou recicláveis.

Há outros terrários urbanos em planejamento: o segundo deve ser aberto ao público em julho, localizado entre as ruas Garibaldi e Frei José Otão, no bairro Bom Fim. O terceiro será construído na avenida Nilo Peçanha. Além disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre já analisa outras áreas com potencial para receber espaços do tipo no futuro.

Foto: Divulgação / Instagram / Terrários e Suculentas