Porto Alegre interrompe aplicação de vacina contra Covid em crianças; Saiba o motivo

Suspensão da primeira dose é temporária e acontece a partir desta quinta (25). Vacinação em segunda dose não sofre alteração.

Por conta da falta do envio de novas doses de Coronavac/Butantan pelo Ministério da Saúde ao Estado, a prefeitura de Porto Alegre decidiu interromper a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos.

A suspensão é temporária e acontece a partir desta quinta-feira (25) em todos os pontos de imunização da Capital. O Ministério da Saúde informou que “está em tratativas para aquisição do imunizante com maior celeridade”. Segundo a pasta, a previsão é de que as doses estejam disponíveis a partir de setembro.

Cerca de 5 mil crianças estão aptas a receber a segunda dose em Porto Alegre. Essas, de acordo com a prefeitura, têm doses garantidas. Atualmente, a aplicação pode ser feita em oito unidades de saúde, das 8h às 21h.

Para crianças de 5 a 11 anos, a vacinação com a Pfizer pediátrica está mantida em 20 unidades de saúde e no Lindoia Shopping. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança.

Unidades de saúde com aplicação de segunda dose da vacina infantil

  • Clínica da Família Álvaro Difini
  • Unidade de Saúde Tristeza
  • Unidade de Saúde Navegantes,
  • Unidade de Saúde Ramos
  • Unidade de Saúde Morro Santana
  • Unidade de Saúde São Carlos
  • Unidade de Saúde 1º de Maio
  • Unidade de Saúde Santa Marta

Nota do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde está em tratativas para aquisição do imunizante com maior celeridade, de acordo com a disponibilidade de entrega das doses pelos fornecedores. A previsão é de que as doses estejam disponíveis a partir de setembro.

A pasta reitera a disponibilidade de outras vacinas contra a Covid-19 para o público acima de 5 anos e reforça a necessidade de estados e municípios cumprirem as orientações pactuadas para garantir a imunização da população brasileira.