Porto Alegre investe no setor de negócios e inovação, veja como o secretário relatou essa evolução

Em evento realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) na última terça-feira (26), no Palácio do Comércio, o Menu POA reuniu especialistas no setor de inovação para debater a “O ecossistema de inovação em POA: conquistas e desafios”.

Segundo o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, o município está reavivando o setor de inovação. “Mesmo com a pandemia da Covid-19, Porto Alegre conseguiu reavivar o ecossistema de inovação e agora começa a pensar de novo que cidade queremos construir de forma coletiva.” comenta.

 “Estamos melhorando o ambiente de negócios no setor de inovação, por exemplo, com a redução do tempo de licenciamento para uma empresa. E estamos com ações de empreendedorismo feminino e de desenvolvimento de projetos com o Sebrae-RS”, acrescentou o secretário.

Especialistas do setor estavam presentes no Menu POA

Além do secretário, a reunião durante o almoço reuniu Cesar Paz, criador do Ecosys articulador POA Inquieta, e Leonardo Gonçalves, head de Projetos Pacto Alegre e fundador da Casa da Vida AftersCool.

Para Cesar Paz, a capital gaúcha está investindo em inovação e tecnologia.”É uma cidade que sempre produziu muito conhecimento e formou muitos talentos. Estamos falando da participação da iniciativa privada, do poder público, da sociedade e das universidades em favor da construção de um ecossistema de inovação”.

“Estamos tendo grandes entregas como o Instituto Caldeira e o South Summit Brazil” acrescentou Gonçalvez, que destaca a importância de formar e manter os talentos na cidade, pois muitos vão buscar melhores oportunidades em Santa Catarina, São Paulo e no estrangeiro. 

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destacou durante o almoço as conquistas de Porto Alegre na área da inovação. Suzana lembrou que das 661 startups que o estado contava em 2021, 403 estavam na capital gaúcha. Além disso, ela afirmou a importância em apoiar diversas iniciativas, para garantir que algumas se consolidarem no mercado, assim como fez a Coreia do Sul.