Porto Alegre: nova ponte entre ilhas será finalmente concluída? Confira

A nova ponte de ligação entre as ilhas da Pintada e Mauá, em concreto armado, na região do bairro Arquipélago, em Porto Alegre, teve as obras iniciadas na última segunda-feira (16).

Primeiramente com inspeções e a chegada dos materiais, a estrutura deverá substituir a antiga, cuja data de construção é incerta, de acordo com moradores locais. Atualmente, ela representa um verdadeiro perigo na travessia, já que caminhões e grandes veículos não podem transitar entre os dois lados.

O único acesso da ilha Mauá à Pintada estará bloqueado durante a execução dos trabalhos pelos funcionários terceirizados da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), exceto para pedestres.

“Foi uma demanda da comunidade por meio do Orçamento Participativo a construção desta ponte, porque a atual foi construída de maneira irregular e é absolutamente precária. Já tivemos ali acidentes, inclusive envolvendo cadeirantes e acidentes com veículos. E não existe outra forma de construí-la sem demolir a atual”, destaca o titular da Smoi, secretário André Flores.

Para evitar transtornos, o pontilhão de madeira será demolido somente após o término de outra ponte temporária, exclusiva para pessoas que circulam a pé, e construída nas laterais da atual. Depois da finalização da nova, haverá o desmanche da anterior.

Ao todo, a nova travessia sobre o Arroio Mauá terá 52 metros de extensão e 9,6 metros de largura. O prazo de execução de todo o conjunto é de 12 meses, e para construir a ponte temporária, de 45 a 60 dias. Ou seja, a ponte em si, com investimento público de R$ 3 milhões, deverá ser finalizada em um prazo estimado de até dez meses, e deverá suportar até 40 toneladas.