Porto Alegre poderá receber o 5G ainda em julho, entenda
Vinicius Caram, superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), revelou à CNN Brasil nesta quarta (6) que Porto Alegre poderá receber o sinal do 5G ainda em julho.
No próximo dia 13, haverá uma reunião com o conselheiro e vice-presidente da Anatel, Moisés Queiroz Moreira, para discutir a implantação nas próximas capitais previstas.
Segundo Caram, caso as atividades estejam concluídas e todos os filtros instalados, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre poderão contar com a tecnologia ainda este mês, e as outras capitais, em agosto.
O cronograma original prevê que o 5G chegue em todas as capitais até 29 de setembro. Depois disso, o foco são os municípios acima de 500 mil habitantes e, por fim, municípios acima de 200 mil habitantes.
Estreia do 5G em Brasília
Brasília foi a primeira cidade a receber a quinta geração de internet móvel nesta quarta (06/07), marcando o Brasil como um dos primeiros países a implantar o 5G “stand alone”.
Na arquitetura do 5G de tipo “stand alone”, não é necessária nenhuma interferência ou auxílio do 4G, sendo uma experiência completa do sinal de quinta geração.
Segundo Caram, os usuários de Brasília das principais operadoras provedoras do sinal Vivo, Claro e Tim já notaram a diferença na velocidade. A média registrada atingida foi de 400 Mbps, permitindo o download de filmes em 30 segundos.
Nesta primeira fase, foram ativadas 348 estações da tecnologia 5G pelas prestadoras. O valor corresponde a 15% da base legada total ativada em Brasília, com 2,4 mil estações de redes 3G e 4G.
Portanto, o usuário com dispositivos compatíveis com o sinal 5G pode sentir os efeitos da otimização de rede, e sofrer algumas instabilidades e alternância entre os sinais. O processo de estabilidade leva alguns meses, com a consequente instalação de mais estações.
Potencial do 5G
“O potencial do 5G vai além do usuário, ele vai para a indústria, telecomunicações. A conectividade é a base de crescimento econômico do país. Esperamos que o 5G traga crescimento de 1% ao PIB e crescimento para o agronegócio de mais de R$ 100 bilhões no curto prazo”, afirmou Vinicius Caram.
Celulares compatíveis com o 5G
Para ter acesso a quinta geração de internet móvel, é necessário ter um dos 67 aparelhos compatíveis com a nova tecnologia. A lista está disponível na página oficial da Anatel no site do Governo.