Porto Alegre recebe vários pedidos de melhoria de ruas mensalmente, saiba como está o andamento dos pedidos

Mensalmente, a prefeitura de Porto Alegre recebe cerca de 1,3 mil solicitações de reparos nas ruas da cidade. Entre os principais pedidos estão conserto de buracos, correção de desnível de asfalto e ajuste de altura de tampas de bueiros.

Os serviços são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), que afirma que conta com dez equipes atuando diariamente para atender as solicitações na cidade.

Desde o início de 2021 a abril de 2022, a prefeitura já recuperou cerca de 1.314.714 metros quadrados de vias em Porto Alegre. Segundo a SMSUrb, Porto Alegre atingiu, este ano, uma média mensal de 61 metros quadrados de recapeamento, a maior desde o ano 2000.

Mesmo assim, diversas vias com grande movimentação de veículos ainda necessitam de reparo. Motoristas reclamam de buracos, asfalto irregular e tampas de bueiro mal colocadas em avenidas como Benjamin Constant, Manoel Elias, Protásio Alves e Estrada Caminho do Meio.

Justificativa

A prefeitura justifica a degradação rápida do asfalto em vias de grande movimento devido ao “período de chuvas que impede o trabalho das equipes e também contribui para a degradação do asfalto, por isso as ruas podem apresentar mais problemas”.

A SMSUrb declara desenvolver projetos constantemente e consultar fontes de recursos para vias com problemas estruturais. Além disso, anunciou que haverá uma licitação em breve para as avenidas Cristóvão Colombo, Manoel Elias e Estrada Cristiano Kraemer, ainda sem definição de como será custeado. 

Asfalto

A degradação rápida das vias se dá também por causa dos materiais utilizados nos serviços de asfaltamento. A prefeitura comenta sobre a reativação das duas usinas de asfalto em Porto Alegre, fato muito importante para o setor e a qualidade do fornecimento de materiais.

A Usina de Asfalto da Restinga foi reativada em abril deste ano, e a Usina de Asfalto do Sarandi está funcionando desde maio do ano passado. Ambas podem produzir até 90 mil toneladas de asfalto por ano.

Materiais alternativos para os reparos, de forma que durem mais e facilitem o trabalho dos servidores também são testados pela SMSUrb, como por exemplo o asfalto morno, opção para ser trabalhada nos dias frios e não perder dias de serviço. 

O chamado asfalto-borracha também foi testado na Voluntários da Pátria. O material é fabricado a partir de pneus usados e teve a produção testada nas usinas. A fim de comparar a durabilidade, a prefeitura instalou o novo material apenas na faixa da esquerda.

Como fazer uma solicitação de reparo nas vias de Porto Alegre?

Os cidadãos podem realizar solicitações de reparo através do telefone 156.

Confira as vias que estão aguardando financiamento para serem revitalizadas

Recuperação estrutural

Av. Assis Brasil – (Centro/Bairro), Av. Sertório, Rua Bernardino Silveira Pastoriza, Rua dos Maias e Rua João Alfredo.

Recuperação funcional 

Rua Pedro Boticário, Rua Dom João VI, Rua Ten. Alpoim, Rua Juarez Távora, Rua Cel. Neves R Silvado, Av. Princesa Isabel, Rua São Manoel, Rua Dr. Murtinho R Marechal Mallet, Av. Tramandaí, Rua Dr. Armando Barbedo, Rua Padre Joao Batista Reus, Rua Dr. Mario Totta, Rua Landel De Moura, Rua Silva Jardim, Rua Carlos Trein Filho, Rua Anita Garibaldi, Rua Santana, Av. Dos Prazeres, Rua Vinte Quatro de Agosto, Av. Francisco Trein, Av. Assis Brasil, Av. Plinio Brasil Milano, Av. São Pedro, Rua Açores, Rua Itapeva, Rua Bezerra De Menezes, Rua Amália Aveiro, Av. Bagé, Av. Lageado e Rua Cel. Paulino Teixeira.