Porto Alegre registra recorde de chuva histórico
Porto Alegre bate recorde e se torna o município com maior acumulo de chuva na história, no mês de junho. Confira agora mesmo!
Devido ao acúmulo de chuva nesta sexta-feira (16), em Porto Alegre, a cidade passa a registrar o maior acumulado de chuva em 24h da história do mês de junho.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz o monitoramento desde 1916, a capital gaúcha acumulou, em 24 horas, 141,7 mm de chuva. O recorde aconteceu diante de um ciclone extratropical pelo Estado.
Em 107 anos, nunca choveu tanto em apenas um dia em Porto Alegre, no mês de junho, quanto nesta sexta-feira. Porém, houveram dias que o volume de água chegou perto de bater o recorde, como no dia 15 de junho de 1982, com 138,8 mm de chuva.
Grandes volumes de chuvas
Os acúmulos de chuva em excesso, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), foram maiores nos municípios de Três Forquilhas e Maquiné, que obtiveram por meio de 300 mm de chuva entre 15h06min desta quinta e 15h06min desta sexta.
Com isso, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), divulga boletim no início da tarde e registra o balanço das bacias e rios do RS nas últimas 48 horas, com chuvas atingindo até 240 mm na região.
Os principais rios do Estado também apresentavam níveis elevados na manhã desta sexta-feira. A situação se agrava no Rio Caí, Nova Palmira e Barca do Caí.
Estragos na cidade
Com a chegada de chuvas intensas e ventos fortes, houveram vários pontos interditados em Porto Alegre. Os registros foram de queda de árvores, queda de postes e inundações.
Nas redes sociais, os moradores compartilharam imagens e vídeos do ocorrido, enquanto o prefeito do município, Sebastião Melo, publica mensagens em seu Twitter com apelo para que a população evite deslocamentos na cidade, diminuindo os riscos de acidentes.
Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo