Porto Alegre retoma vacinação contra COVID-19 para ESTE grupo

A covid-19 chegou ao Brasil em março de 2020. No mesmo ano, medidas como a quarentena e a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos, foram tomadas a fim de proteger a população.

A covid-19 é uma infecção respiratório causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. O primeiro alerta sobre a doença ocorreu em 31 de dezembro de 2019. A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre casos da doença que estavam ocorrendo na China. Desde então, a doença, que antes não havia sido identificada em humanos, tornou-se um grande problema para a população mundial.

Em 11 de março de 2020, a doença foi definida pela OMS como uma pandemia, que pode ser resumida como a propagação de uma nova doença. A palavra pandemia é utilizada quando uma doença que antes afetava uma única região, passa a se proliferar por diversos continentes, de pessoa para pessoa.

Vacinação da COVID-19

Após a disseminação da doença, inúmeros cientistas passaram a estudar formas de criar uma vacina contra o vírus. No início de 2021 a vacina chegou no Brasil e os grupos de risco tiveram preferência na hora de se vacinar.

Indivíduos com anemia falciforme, problemas respiratórios, fumantes de longa data, hipertensos (pressão alta), diabéticos, pessoas com doenças crônicas (que não têm cura) e idosos são os grupos considerados de risco.

Após quase três anos de pandemia, as campanhas de vacinação continuam, inclusive em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Desde quarta-feira da semana passada (25), os cidadãos de 5 a 11 anos de Porto Alegre estão aguardando a volta da vacinação contra a COVID-19. Novas remessas da vacina chegaram na última terça-feira (31) e a vacinação provavelmente voltará na próxima semana.

Atualmente, bebês e crianças com até três anos incompletos que tenham alguma comorbidade podem ser vacinadas pela Pfizer. Crianças de três e quatro anos devem tomar a primeira ou segunda dose da Coronavac. Já os maiores de cinco anos ainda estão aguardando a declaração da prefeitura sobre o início da vacinação.

Crianças e adolescentes maiores de 12 anos já podem receber até a terceira dose da vacina. Apenas adultos maiores de 18 anos podem receber a quarta dose.