Porto Alegre sediou um evento onde o Stress foi o tema principal, veja qual foi

Entre os dias 21 e 23 de junho aconteceu, em Porto Alegre, o congresso da International Stress Management Association (ISMA-BR).

Com o tema “Viver melhor: trabalho, stress e saúde”, os profissionais da área e interessados inscritos contaram com uma programação voltada ao gerenciamento do stress.

Estavam incluídos workshops, palestras, debates, minicursos e exposições que discutiam principalmente os níveis de stress relacionados às adaptações no retorno das atividades profissionais após pandemia.

Os eventos buscaram focar em como um ambiente saudável de trabalho pode promover o bem estar dos trabalhadores à medida que o futuro do trabalho evolui.

Quais eventos estavam na programação?

Na programação, foram incluídos quatro eventos. Foram eles: 

  • 22º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR; 
  • 24º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho; 
  • 14º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública;
  • 14º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

Todos aconteceram no Hotel Plaza São Rafael, localizado na Av. Alberto Bins, 514 – Centro – Porto Alegre/RS.

Especialistas reconhecidos

A responsável por abrir o circuito de eventos e dar as boas vindas, na terça (21), foi a doutora Ana Maria Rossi, presidente do ISMA-BR.

No mesmo dia, aconteceu a palestra da cientista norte-americana Sara L. Tamers, pesquisadora do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).

Além dos especialistas da área da saúde, passaram pelo evento diversos profissionais do Judiciário. Na quarta (22), durante o simpósio de trabalho e saúde, o evento contou com a presença do desembargador do TRT3, Sebastião Geraldo de Oliveira.

Viver melhor: trabalho, stress e saúde

Os temas selecionados para o congresso buscaram atender uma demanda atual, e levar até os profissionais de saúde e trabalho, bem como acadêmicos e interessados no assunto uma qualificação no gerenciamento do stress.

Em pesquisa realizada pelo ISMA-BR em 2019, antes da pandemia, 72% dos brasileiros possuíam sequelas provenientes do stress, sendo 32% da quantia em nível “devastador”.

Do total, 79% do total está relacionado ao trabalho e stress ocupacional. A tendência é que os níveis aumentaram após o cenário pandêmico e as transformações que ainda estão acontecendo como reflexo das restrições sanitárias.