Porto Alegre será a segunda cidade brasileira para ter o sinal do 5G liberado
A Anatel confirmou, por meio de entrevista coletiva nesta quarta (27), que o 5G chega a Porto Alegre nesta sexta (29), consolidando a cidade como a segunda do país a receber a nova tecnologia de dados.
Em artigo publicado no jornal Zero Hora, Germano Bremm, secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, exalta o trabalho realizado na capital gaúcha para garantir a chegada do 5G.
“Como as ondas da faixa do 5G são mais curtas do que as de outras frequências, dependem de uma ampla infraestrutura de antenas. Porto Alegre foi pioneira ao regular a instalação desse tipo de equipamento”, exalta o secretário.
A citação refere-se a “Lei das Antenas”, que modernizaram as regras para a instalação de antenas de celular. A medida transformou o processo de licenciamento mais fácil e rápido por meio de autodeclaração, no qual a licença é expedida em minutos.
Antes, o prazo para expedir a licença das estações de radiobase poderia levar até 2 anos, o que ainda acontece em diversos lugares do Brasil. Porto Alegre tornou-se referência, e a legislação da capital gaúcha deve servir de modelo para outros estados e municípios brasileiros.
5G em Porto Alegre
Ainda de acordo com Bremm, neste primeiro momento, a cobertura de sinal deverá priorizar regiões com grande adensamento populacional e alta circulação de pessoas. Entre elas, estão: o Centro Histórico, a Orla do Guaíba e o Aeroporto Salgado Filho.
Porto Alegre terá cerca de 103 estações de 5G ativadas. A quantidade já superou em 80% o mínimo exigido. A cidade ainda conta com 291 antenas de 4G licenciadas em áreas privadas que podem ser adaptadas para transmitir o 5G, conforme a demanda.
Além dessas antenas, as operadoras negociam com as concessionárias dos mobiliários urbanos a instalação de forma gradativa de antenas nesses locais. Placas de rua, pontos de ônibus, iluminação urbana, entre outros, poderão receber as antenas para uma cobertura 5G ainda maior.
O que muda?
A tecnologia 5G garante uma velocidade até 100x maior em comparação a sua antecessora, a tecnologia 4G. Os moradores de Porto Alegre poderão, a partir de sexta (29), contar com uma conexão mais estável, segura e com menor tempo de resposta.
“Uma vitória para a cidade que marca o início de uma nova era na tecnologia e cria um universo de oportunidades que ainda estão por vir”, comenta Germano Bremm sobre a chegada do 5G na capital gaúcha.