Porto Alegre tem o agosto mais violento desde 2018; Entenda a causa
Porto Alegre registrou altos índices de violência ao longo do mês de agosto conforme informações divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP). O número de homicídios foi o maior registrado desde 2018.
Segundo os números da SSP, a Capital registrou 26 assassinatos no mês passado, o dobro em comparação com o mesmo período no ano passado. Conforme a polícia, a maior parte dos crimes está relacionada com a disputa entre grupos criminosos, que tem levado a um aumento na violência tanto na cidade como na Região Metropolitana.
Um dos primeiros casos do mês de agosto foi apontado por câmeras de segurança no bairro Mario Quintana, na Zona Norte de Porto Alegre. Na ocasião, criminosos armados saíram de um carro e atacaram um grupo que estava no meio da rua. Os bandidos perseguiram um dos alvos e dispararam contra ele diversas vezes. Outra vítima foi executada dentro de um estabelecimento da região.
Já no fim de agosto, após diversos registros de crimes na Capital, uma nova cena bárbara foi vista em uma rua de Porto Alegre. Na manhã do dia 26, um caso de lixo foi arremessado em uma calçada do bairro Santa Tereza. Nele estava a cabeça de um homem que havia sido levado de sua residência na madrugada do mesmo dia. A morte da vítima foi relacionada com a disputa entre facções criminosas que têm gerado ainda mais conflitos na cidade.
Média de assassinatos em Porto Alegre
Segundo o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital, a maior parte dos crimes registrados em Porto Alegre tem relação com a disputa entre facções. Além disso, o oficial aponta que, diante do histórico de homicídios da Capital, a média registrada no município é de 20 a 30 casos por mês. Em agosto de 2020 e 2019 Porto Alegre registrou 16 homicídios. Apenas no mês em 2018 o número foi tão elevado, com 46 mortes do tipo na cidade.