Porto Alegre: um pedaço da Europa no Brasil?

No último mês, um tiktoker viralizou nas redes com vídeos comparando Paris com Porto Alegre. O estudante de arquitetura Eduardo Azevedo, de 22 anos, comparou a Capital da França com a Capital gaúcha e foi sucesso de aceitação. 

Segundo as comparações do jovem, o Arco do Triunfo, monumento famoso da Cidade Luz, é uma cópia dos arcos do Parque da Redenção, assim como o Rio Sena é uma réplica do Arroio Dilúvio. Há vídeos em que Eduardo compara as ruas de Paris com as avenidas Osvaldo Aranha e Ipiranga.

De acordo com Eduardo, as brincadeiras tem um fundo de verdade. O estudante de arquitetura comenta que a arquitetura porto-alegrense possui mesmo inspiração em Paris, principalmente no que diz respeito ao mobiliário urbano e antigos prédios. 

Lucas Bernardes Volpatto, arquiteto, urbanista e autor do livro Viaduto Otávio Rocha: ícone da Porto Alegre moderna, comenta que, na verdade, a arquitetura da Capital tem muito mais inspiração na cultura germânica do que na francesa. Ele comenta que apesar de as aberturas das avenidas feitas na metade do século 19 pelo Barão Haussmann, em Paris, terem tido influência no mundo todo, Porto Alegre seguiu os conceitos de arquitetos alemães.

Segundo o especialista, o prédio dos Correios e Telégrafos localizado no Centro Histórico da Capital foi diretamente influenciado pela  estação de Wiesbaden, na Alemanha.

O responsável pelo prédio gaúcho foi o arquiteto alemão Theodor Wiederspahn, que quatro anos após a construção da estação alemã em estilo barroco clássico, iniciou a construção do antigo prédio situado na Praça da Alfândega.

Viaduto Otávio Rocha foi inspirado em ponte da Itália

Lucas lançará, na próxima Feira do Livro de Porto Alegre, sua obra sobre o Viaduto Otávio Rocha, localizado na  Avenida Borges de Medeiros. Esta construção é, de acordo com o autor, o maior símbolo da inspiração porto-alegrense na arquitetura europeia. A construção foi diretamente inspirada na Ponte Monumentale, localizada em Gênova, Itália. 

O viaduto que liga o centro à Zona Sul possui grande semelhança com a obra do engenheiro Cesare Gamba, projetada em 1895.