Porto Alegre: XV Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa do RS acontece neste sábado

Representantes de diferentes comunidades religiosas participarão da XV Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa do Rio Grande do Sul neste sábado (21) em Porto Alegre. O ato terá como tema “Religiões em Luta pela Democracia”.

A manifestação ficará concentrada no Largo Glênio Perez, no Centro Histórico de Porto Alegre, e começa a partir das 16h. Será realizado também o seminário “Religiões em Luta pela Democracia”, a partir das 9h, na Sede do Simpa (Rua João Alfredo, 61 – Cidade Baixa). Esta apresentação terá foco em dialogar a respeito dos temas centrais da marcha deste ano e abordar a relação entre o estado e as religiões.

Marcha Pela Vida e Liberdade Religiosa é organizada por afrorreligiosos

De acordo com pesquisa publicada pela plataforma de dados religiosos, Religião e Poder, o Rio Grande do Sul é o estado com maior concentração de praticantes de religiões de matriz africana no país. É esta parcela de 1,62% da população que organiza, desde 2009, a Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa. Em 2022, o tema foi “Lutar, Resistir e Preservar o Sagrado: Defender o Meio Ambiente e Autonomia Escolar”. Em 2021, o tópico abordado foi a “Laicidade do Estado e o Acesso Universal à Vacina”.

Este ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei 14.519/2023, que instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado no dia 21 de março, o mesmo dia em que se celebra o Dia Internacional contra a Discriminação Racial.