Pós-Carnaval: Casos de Covid-19 sobem em diversas regiões
Segundo dados da empresa de saúde Dasa, casos de Covid-19 entraram em alta após o período das festas de Carnaval. De acordo com o levantamento, o aumento é de 20,2% nas testagens para positivo em relação à semana anterior ao feriado.
A pesquisa aponta que foi registrado um crescimento entre os casos da variante XBB do coronavírus, que agora é a predominante entre as amostras analisadas. Os aumentos mais expressivos foram registrados no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro e a recomendação é de cuidado, especialmente para quem se enquadra em grupos de risco.
Índice de positividade para covid-19 chega a mais de 20%
Na semana do Carnaval, entre os dias 17 a 23 de fevereiro, os índices de positividade para Covid-19 chegaram a 23,85%, registrando um aumento de 20,2% em relação ao levantamento da semana anterior. A pesquisa foi feita com base nos dados de mais de mil unidades da Dasa no Brasil.
São Paulo registrou aumento de 11,6%, enquanto o Rio de Janeiro teve um crescimento de 31,5% nos índices. Em relação aos números expressivos dos dois estados, o Nordeste foi menos impactado, com a taxa passando de 4,57% para 7,16%.
Nova variante do Covid-19 possui resistência à vacina
De acordo com o doutor em epidemiologia Sérgio de Andrade Nishioka para o UNA-SUS, a XBB.1.5 é uma subvariante da Ômicron, apelidada de “Kraken”. A preocupação principal em relação á essa forma do vírus é a sua capacidade de infectar até pessoas já vacinadas. De acordo com o médico, a variante é capaz de evadir os anticorpos.
No entanto, as vacinas ainda se demonstram eficazes em prevenir mortes por conta do coronavírus. A recomendação é de cuidado para idosos, portadores de comorbidades e imunodeprimidos, mesmo com aqueles com a imunização em dia. Para quem se enquadra em grupos de risco, é preciso usar máscara, evitar aglomerações e lavar as mãos com frequência.