Possibilidade de neve gera alerta na região sul do país

Os estados da região Sul estão em alerta para a possibilidade de uma nova frente fria a partir do próximo sábado (10). De acordo com a previsão do tempo da meteorologista Amanda Souza, da X Weather, a chegada do fenômeno deve derrubar as temperaturas e até mesmo provocar neve em algumas áreas da região.

A possibilidade de neve fica para a serra de Santa Catarina, onde são esperadas temperaturas negativas, de até -3 °C. No restante do estado e no território do Rio Grande do Sul e Paraná, são esperadas mínimas abaixo dos 3 °C. Confira abaixo mais informações sobre a chegada da frente fria no Sul do Brasil.

Frente fria pode provocar neve na Região Sul

O evento que se instalará no Brasil a partir deste sábado pode resultar na ocorrência mais intensa de frio em todo o ano — o motivo seria a instalação do El Niño, que chegará ao longo do inverno e tende a reduzir os impactos de novas frentes frias.

Por isso, esta pode ser a última ocorrência no ano de uma onda tão intensa. Ademais, sua duração pode ser de até 10 dias, indo até 20 de junho, especialmente nas áreas na região Centro-Sul.

No início do fim de semana, a área entre o Rio Grande do Sul até o sudoeste do Mato Grosso deve ser atingida por pancadas de chuva – segundo a previsão do tempo, estas ocorrências serão irregulares e não devem resultar em grandes acumulados.

De acordo com uma previsão do tempo do meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Murilo Lopes, ocorrências de baixas temperaturas serão regulares nos meses de junho e julho no Rio Grande do Sul, e as mínimas mais baixas devem ocorrer na primeira metade de agosto. Outras mudanças mais significativas devem ocorrer apenas com a chegada da primavera, no fim de setembro.

Imagem: Reprodução / Pixabay