Praias de Santa Catarina tem 100 áreas impróprias para banho, Florianópolis com mais de 40

Uma das grandes riquezas de Florianópolis e Santa Catarina vem agonizando lentamente. Recentemente foi divulgado o relatório de balneabilidade das praias localizadas no litoral catarinense e o resultado é uma verdadeira tristeza, quase se tornando uma tragédia.

A situação é preocupante, principalmente nas praias do norte do estado, onde as bandeiras vermelhas superam as bandeiras azuis em quantidade no local. E isso mostra, que em sua maioria, as praias estão seriamente poluídas, ou no relatório do IMA, estão impróprias para banho.

Na região sul, a situação é diferente. Nas praias do local, as bandeiras azuis prevalecem, com apenas duas bandeiras vermelhas: uma localizada em Garopaba e outra em Imbituba.

Praias da capital catarinense estão impróprias e apresentam cenário tenebroso

O cenário nas praias da capital catarinense, são de extrema gravidade. Todas as praias da área e até mesmo aquelas próximas à ponte Hercílio Luz no lado insular estão contaminadas, o que gera enorme preocupação. A avenida mais valorizada da ilha que conta com as praias da Beira-Mar Norte, tem em sua grande maioria, bandeiras vermelhas.

O Norte da Ilha é de causar espanto, já existe uma bandeira vermelha na restrita Praia do Forte. Até mesmo o famoso Jurerê Internacional, local dos apartamentos e casas mais caros da Capital, tem o alarmante número de cinco bandeiras vermelhas e nenhuma azul.

Para conferir o mapa completo com a situação de todas as praias, acesse o relatório através do link https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/

As praias mais frequentadas não ficam ilesas, pelo contrário. Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, contam com 13 bandeiras vermelhas, estando terrivelmente poluídas.

O vazamento do rio do Brás é uma das principais causas desta calamidade, despejando esgoto nas águas das três praias mais famosas. Lembrando que a reponsabilidade de saneamento é das prefeituras. A cidade de Florianópolis que já teve como slogan “Florianópolis: Terra de Sol e Mar”, vive atualmente uma situação completamente diferente.