Praias de SC anunciam redução em serviço de segurança

De acordo com o Portal Litoral Sul, nesta semana, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) estará disponível para atuar como salva-vidas nas praias apenas aos finais de semana. Isso porque o número de banhistas diminuiu, com o fim da alta temporada. Os profissionais permanecerão nos principais postos até o dia 09 de abril.

A alta temporada, momento em que pontos turísticos recebem mais turistas, teve fim no dia 26 de fevereiro nas praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres. Desde essa data, o serviço de salvamento aquático diminuiu nesses locais.

“Nós tivemos uma temporada de verão com um grande público em nossa orla, atuamos com mais de 200 bombeiros militares e guarda-vidas civis, para buscar sempre dar segurança às famílias que procuraram nosso Extremo Sul”, disse o major BM Renan Fernandes, subcomandante do 4º BBM.

Banhistas das praias de SC podem conferir informações em aplicativo da CBMSC

Ainda de acordo com o portal, em três meses de trabalho os guarda-vidas evitaram mais de 555 mil acidentes aquáticos nos 80 quilômetros de responsabilidade do 4º BBM. O comandante, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, os profissionais foram eficientes. “Nosso trabalho sempre será focado em prevenir o acidente. Em orientar os banhistas sobre os riscos do ambiente aquático e o melhor local para o banho de mar”, acrescenta.

O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) dá um alerta para que os visitantes das praias prefiram ficar perto de locais monitorados por equipes de salvamento aquático. Além disso, o CBMSC também orienta que os banhistas baixem o aplicativo do Corpo de Bombeiros Militar de SC (CBMSC Cidadão – disponível no Play Store para Android, e na App Store para iOS).

Por meio desses aplicativos, é possível localizar quais postos estão ativados no momento, quais praias estão impróprias para banho e qualidade da água.