Praias do RS estão impróprias para banho, aponta Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) de Porto Alegre apontou a situação atual das praias da cidade, que estão localizadas nos bairros Belém Novo e Lami. O primeiro relatório de balneabilidade de 2023 foi divulgado nesta terça-feira, revelando as condições de banho nos seis trechos analisados. Segundo a análise, dois pontos foram considerados impróprios para banho: um na Praia do Leblon, no Belém Novo, e outro no Lami. A intenção destes relatórios, que a partir de agora serão divulgados semanalmente, é garantir a segurança dos banhistas, evitando possíveis riscos à saúde.

No caso do Belém Novo, o ponto que não está adequado para banho fica localizado na Praia do Leblon, em frente à Rua Antônio da Silva Só. Para quem frequenta o Lami, por sua vez, o trecho impróprio está no acesso à praia pela rua Luiz Vieira Bernardes, bem em frente à primeira guarita de salva-vidas. O Dmae realizou um total de cinco coletas nos locais estudados para chegar a estas conclusões.

Qual o objetivo do relatório de balneabilidade?

Esses relatórios são elaborados de forma criteriosa, com coletas de amostras de água e análises que determinam se a praia está ou não própria para banho. O principal objetivo do relatório divulgado pelo Dmae é assegurar que a população possa utilizar as praias com segurança, evitando qualquer risco à saúde que possa ser causado pelo contato com os microrganismos presentes na água.

Como é feita a análise da balneabilidade?

O processo de conferir se um ponto de água é seguro para banho é bastante rigoroso. As amostras coletadas pelo Dmae são submetidas a análises laboratoriais, onde são identificados e quantificados diferentes tipos de bactérias e microrganismos. Esses dados são comparados com as normas da legislação ambiental. Se a quantidade de microrganismos não ultrapassar os limites estabelecidos, o ponto é considerado seguro para banho.

É importante lembrar que a balneabilidade de uma praia pode variar, e por isso, a população deve acompanhar os relatórios divulgados pelo Dmae. Assim, poderão aproveitar os dias de verão em Porto Alegre com segurança e tranquilidade.