Preço mínimo da uva para a safra 2022/2023 foi divulgado? Confira

Audiências realizadas nesta semana em Brasília trataram sobre a produção e venda de uva na safra 2022/2023. Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que trata de assuntos relacionados à da vitivinicultura, Elton Weber (PSB).

Segundo a comitiva, o cálculo do valor básico da fruta deve pelo menos contemplar a despesa atual de produção e proporcionar lucro para o agricultor. Para isto, será preciso um reajuste de R$ 1,31 para R$ 1,61 pelo quilo da uva. 

O valor do produto é definido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com uma posterior avaliação do Ministério da Agricultura e aprovação pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Conforme o líder sindical Cedenir Postal, presidente da Comissão Interestadual da Uva, o preço determinado será divulgado ainda neste ano. “A expectativa é que esse processo seja vencido e o novo preço mínimo publicado até dezembro”, estima.

Também estiveram presentes na discussão o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch (PSB), a pedido da Comissão Interestadual da Uva (CIU). Além de Schuch e Weber, participam Cedenir Postal e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Veranópolis (Serra Gaúcha), Ricardo Pagno.

RS tem queda de 7% na safra de uva para industrialização

Em 2022, o Rio Grande do Sul registrou neste ano uma queda na safra de uva para industrialização. Neste tipo de produção, a principal região envolvida é a Serra, que apresentou uma diminuição de 7% da produção em relação a 2021. 

O outro índice apontado no levantamento mostra que a produção de vinhos aumentou 11,6% em comparação com o último ano. Os vinhos de mesa, produzidos a partir de uvas americanas ou híbridas apresentaram uma alta de 12,2%, enquanto os vinhos finos tiveram aumento de 9,3% na produção.

Já os espumantes tiveram um aumento de 4,7% considerando a produção de base para a bebida e a própria bebida. No entanto, a produção de sucos de uva registrou uma queda de 24,5% em comparação com a safra anterior. O suco de uva integral também apresentou uma queda de 52%.